quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CHA DE NEEM PREVINE DOENÇAS


A árvore Nim (neem - Azadirachta indica) possui inúmeras propriedades medicinais, e é muito utilizada na medicina Ayurveda, uma das mais antigas do mundo.

Para a medicina Indiana, a doença deve ser tratada muito antes dela ser percebida, podemos citar a prevenção de algumas doenças, como a hipertensão, diabetes, ajuda ainda no combate a insônia, ainda pode ser usado na medicina estética para o tratamento de acne e celulites... também é indicada no controle de colesterol, reumatismo, e enxaqueca.

Por isso, é preciso atacar pequenos desequilíbrios do corpo antes que eles se transformem em enfermidades. Esse equilíbrio na medicina indiana é conseguido com produtos organicos e naturais.

Neem - planta usada para medicina


O neem é comumente conhecido por seu poder de repelência de insetos, podemos ainda citar seu poder acaricida, bactericida e fungicida.
A principal substância ativa do Nim(neem) é a Azadirachtina, sendo que outros triterpenóides, geduninas, nimbin, liminóides entre outras substâncias, agem conjuntamente aumentando a ação inseticida dos extratos. A média é de 46,7% de óleo e 3,6 miligramas de azadiractina por grama de semente.

Controle Hormonal: Devido a semelhança da Azadirachta com o hormônio da ecdise (processo que permite o inseto trocar o exoesqueleto e assim poder crescer), perturba essa transformação, e em altas concentrações pode impedí-lo, causando a morte do inseto.


Ao contrário dos inseticidas químicos, atua no sistema hormonal do inseto, sobre o sistema nervoso ou digestivo.


Na presença do extrato do Neem, o inseto deixa de se alimentar, é repelido ou acaba morrendo por problemas que ocorrerão na metamorfose da larva e pupa.

Efeito da Azadiractina em diferentes estágios de desenvolvimento do inseto:


Diminui o ganho de peso, atrasa ou interrompe a muda (ecdise) levando à morte; Larva adulta demora para amadurecer, fêmeas que conseguem amadurecer e por ovos apresentam baixa viabilidade de descendência; Deformação da pupa depois da eclosão, morte na eclosão, redução de ovo posição, machos impotentes, levando a morte.

Ou seja, os produtos de Nim (neem) não provocam a morte imediata do inseto, mas a interrupção do seu crescimento e conseqüente diminuição da população da praga, se enquadrando perfeitamente no conceito de Controle Biológico. POR ISSO É INDICADO PARA O COMBATE DE PRAGAS EM AGRICULTURAS ORGÂNICAS.

USO AGROPECUÁRIO

Pó de Neem: O pó de Nim (neem) é um produto proveniente das folhas da árvore de Nim (neem). Após a poda das arvores, as folhas seguem para uma estufa, onde elas são desidratadas, isto é, perdem água, e em uma etapa posterior, são moídas para fazer o pó da folha de Nim (neem).


Com esse pó podemos usar de maneira eficiente para:

Uso Agrícola Os derivados do Nim (neem) podem ser aplicados diretamente sobre todo tipo de plantas (folhosas, ornamentais, legumes, ervas aromáticas, árvores frutíferas, flores, grãos, etc.).

Os mecanismos de ação do Nim (neem) se diferenciam de acordo, principalmente com o organismo a ser combatido.


De modo geral, os princípios ativos do Nim (neem) atuam das seguintes formas:


- Ação repelente; - Inibição da alimentação;

- Inibição da fecundidade (até a esterilização)

- Inibição do crescimento Bloqueio da metamorfose Interrupção do ciclo biológico;

- O princípio ativo dos inseticidas a base de Nim (neem ou Azadiractina) quando aplicado sobre a planta é absorvido e distribuído de maneira sistêmica. Desta forma, no momento em que o inseto entra em contato com o Nim (neem), absorve também o mesmo.

Como a ação do Nim (neem) sobre os insetos não é arrasadora, os resultados demoram alguns dias para serem percebidos, mas a inibição da alimentação, principalmente em lagartas, é imediato.
A avaliação do tratamento a base de Nim (neem) deverá ser feita entre 7 e 10 dias após a aplicação, pois a ação é relativamente lenta. Sempre deve ser levado em conta que o número de insetos mortos não é necessariamente um critério de avaliação.

Dependendo do grau de infestação e da população de pragas, uma aplicação de Natura Gold Neem por geração de insetos é suficiente, fazendo-se necessário aplicações sucessivas em caso de infestações permanentes, com intervalos, entre as mesmas, de 5 a 10 dias.

Os defensivos a base de Nim (neem) são inócuos à maioria dos insetos benéficos e podem ser combinados com o uso desses insetos no conceito de proteção à planta. No caso específico das abelhas melíferas, o Nim (neem) não oferece nenhum perigo, assim como a minhocas, passarinhos, cachorros, gatos e até mesmo pessoas.

As propriedades naturais do Nim (neem) não causam qualquer reação tóxica. Uma característica particular do Nim (neem), é que muitos insetos não se alimentam de plantas pulverizadas com seus derivados, mesmo que a opção seja morrer de fome.

Os derivados do Nim (neem) protegem as plantas de uma grande variedade de fungos. Testes realizados provaram que os melhores resultados foram obtidos quando estes produtos foram aplicados de maneira preventiva.

O Nim (neem) pode ser utilizado, também, no armazenamento de alimentos combatendo, com eficácia, gorgulhos e vários tipos de infestações.

Uso Animal O Nim (neem) atua com eficácia no combate à mosca do chifre, sarna, bernes e carrapatos, nos bovinos. O Nim (neem) corta o ciclo da mosca do chifre, evitando sua reprodução.


A aplicação de Natura Gold Neem, diretamente no pelo dos animais, combate o carrapato, em até três dias.

Em aviários, os derivados do Nim (neem) agem eficazmente no combate ao cascudinho de aviário e piolhos. A grande vantagem desses produtos é que podem ser aplicados mesmo com os galpões povoados, pois não oferecem nenhum risco às aves.

A utilização de derivados do Nim (neem) no tratamento aos animais domésticos está se difundindo rapidamente, pois sua toxidade é nula.

Carrapatos, piolhos, sarnas e ácaros são combatidos com facilidade em cães e gatos, sendo recomendada a aplicação de Natura Gold Neem logo após o banho, diretamente sobre a pele do animal, deixando-o secar.


A aplicação de 300 ml de Natura Gold Neem junto ao local, onde os cachorros ou gatos costumam dormir, manterá afastados os insetos.

Indicado para controle de mosca do chifre, carrapatos, bernes, etc.

Fonte: Revista Rural Business

USO HUMANO - CHÁ DE NEEM

Principais doenças tratadas com Nim, na Índia:

Abrasões
Contusões
Gripe
Queimaduras
Acne
Diabete
Hemorróidas
Resfriado
AIDS
Dor de ouvido
Hepatite
Respiração
Alergia
Dor-de-dente
Herpes genitais
Ressaca
Arritmia
Dores em geral
Hipertensão
Reumatismo
Artrite
Eczema
Indisgestão
"Ringworm"
Azia
Encefalite
Infecção urinária
Rinites
Bronquite
Envenenamento
Infecção vaginal
Rins
Câncer
Enxaqueca
Infecção de levedura
Rugas
Candidíase
Epilepsia
Inflamações
Sangue sujo
Caspa
Erupção cutânea
Insônia
Sama
Catapora
Escalpo samento
Intoxicação Gastrointestinal
Sífilis
Chagas
Estimulante
Lombrigas
Fortalece sistema imunológico
Chagas Frias
Fadiga crônica
Malária
Tensão
Circulação
Febre
Mononucleose
Tordo
Clamídia
Fumo
Pé-de-atleta
Tuberculose
Coágulos de sangue
Garganta
Pele seca
Úlcera de Pepti
Coreiro
Gastrite
Piolho
Úlcera Duodeno
Colesterol
Gengivite
Piorréia
Úlceras
Conjuntivite
Gonorréia
Pressão alta
Verrugas
Controle de natalidade
Gravidez
Psoríase
Vitiligo

Existem milhares de fórmulas para uso de do Nim (neem) na Ayurvedica, ou ciência médica indiana.


O Nim (neem) fortalece o sistema imunológico do organismo. O "Pancha-nimbra Gutica", ou o "Pancha Amrita" e também o "Pancha Tikta Ghita" são úteis na lepra, manchas brancas.


Basta uma colher de chá cheia de leite quente com Óleo de Nim (neem), em caso de doenças crônicas de pele. Quase todos os textos religiosos indianos e também da medicina indiana descrevem o uso do Nim (neem).


Milhões de pessoas trabalham com a ciência médica do Nim na Índia e em outros países.

0 comentários: