segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TORTA DE NEEM


PROBLEMAS COM CARRAPATOS E MOSCA DO CHIFRE

RESOLVA ISSO AGORA MESMO


UTILIZE A TORTA DE NEEM PRODUTO NATURAL QUE CONTROLA DE FORMA EFICAZ OS ECTOPARASITAS QUE PREJUDICAM O DESENVOLVIMENTO DO REBANHO E CAUSAM PERDAS PRODUTO DE FACIL MANUSEIO NÃO CAUSA RESISTENCIA AO PARASITA NÃO DEIXA RESIDUO NA CARNE OU LEITE PODE SER USADO O ANO TODO CUSTO MINIMO LUCRO MAXIMO.


A torta de nim vem sendo utilizada também com resultados surpreendentes na pecuária.


Adicionada ao sal mineral em uma proporção de 1 a 2% (p/p) tem sido muito eficiente no controle de ectoparasitos. Em um determinado período após o início do tratamento com a torta, o princípio ativo passa a circular na corrente sanguínea dos animais, e dos parasitos que se alimentam do sangue passam a sofrer os efeitos negativos do nim em seu organismo.

Em torno de cinco dias após serem contaminados, os carrapatos (Boophilus microplus) começam a secar e acabam morrendo no corpo dos animais.

As larvas de berne (Dermatobia hominis), ao se alimentarem dos tecidos contendo os princípios ativos do nim também se contaminam e dias depois acabam morrendo.

A mosca-do-chifre (Hematobia irritans) é outro ectoparasito que também é facilmente controlado com a torta de nim.

As larvas do referido inseto sugam o sangue contendo os princípios ativos do nim e morrem.

O princípio ativo é ainda eliminado nas fezes dos animais e acaba matando as larvas da mosca que faz a ovoposição no bolo fecal.

Os resultados mais concretos podem demorar um pouco a aparecer, e dependerão do nível de infestação dos animais, do tamanho da área e das condições climáticas.

Normalmente os resultados começam a aparecer em torno de vinte e cinco dias após o início dos tratamentos, mas em alguns casos, podem levar mais de setenta dias.

Quando se chega ao equilíbrio, os animais terão baixíssima infestação de ectoparasitos.

O controle de endoparasitos também é possível, porém a quantidade de torta de nim a ser ministrada tem que ser um pouco maior.

Esse procedimento é mais recomendado para animais que estão em fase de terminação, que não serão usados para fins reprodutivos.

Estrada & López (1998) verificaram que a torta de nim ministrada a bezerros (5 g/animal) tem mostrado bons resultados como vermífugo.

Além do controle de ectoparasitos, a torta de nim é uma fonte de proteína e minerais para o gado em função de conter em sua composição uma boa quantidade de nitrogênio (3,6 a 6,5%, tendo variações de lote para lote).

O uso em conjunto de torta e óleo de nim tem apresentado eficiência muito maior que o uso dos produtos isoladamente.

0 comentários: