quarta-feira, 28 de outubro de 2009

OLEO DE NEEM NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS



A IMPORTÂNCIA MEDICINAL DO NEEM:


Atenção:As informações veiculadas neste site não intencionam substituir cuidados médicos. Sempre que necessário consulte seu médico.



O NEEM E A AIDS

A Aids uma doença letal, que tem vitimado milhões de pessoas em todo o mundo. Só no Brasil mais de 500.000 pessoas foram contaminadas desde seu surgimento em 80 e com tratamento que tem consumido cifras bilionárias. Ao encontrar um Site com matéria que associava seu tratamento às propriedades do Neem, achei por bem divulga-lo. Quem sabe, algum médico que não conhece as possibilidades desta árvore se interesse, e passa a desenvolver experiências ou testes, visando alcançar a cura ou a melhora de pacientes portadores deste vírus. É uma fonte a mais. Portanto, eis o material.

O Neem possui propriedades imuno estimulantes não só para o sistema linfótico, como para o sistema de imunização das células. Quando células humanas infectadas pelo HIV foram cultivadas com extratos do Neem, a produção de proteínas virais caíram dramaticamente. O Dr. Upadhyay e o Dr. Berre'Sinousi (um dos cientistas que identificaram o vírus da AIDS) acreditaram que extratos do Neem bloqueiam a produção de proteínas virais, desse modo, param a reprodução do vírus.

Estudo dos efeitos do extrato da casca e de folhas do Neem mostraram que eles reduziram significativamente a proteínaa viral P-24 e induziram, in vitro, a produção do interferon IL-1. O Instituto Nacional de Saúde, em estudos prelinamres, registrou resultados animadores de testes in vitro onde extratos da casca do Neem mataram o vírus da AIDS.

Outro efeito possível que o Neem pode ter no combate ao vírus da AIDS está na sua aparente habilidade de intensificar a reação imunológica de células mediadoras à infecção. Usando extratos da casca do Neem encharcados em água, o Dr. Van Der Nat(Holanda) determinou que o extrato produz uma forte reação imunológica estimulante. O extrato da casca do Neem estimulou a função linfolítica, a qual aumentou a produção de MIF, um lymphokine que une macrophages e monocytes aos agentes infecciosos. Considerando como a primeira linha de defesa contra a infecção do HIV, a capacidade do Neem de aumentar a reação imunológica das células mediadoras pode oferecer proteção quanto ao perigo de se contrair o vírus pela vagina, isto, se o Neem for usado como um lubrificante antes da relação sexual.

Se apenas parcialmente eficaz na prevenção da AIDS, até que cientistas descubram a cura, o Neem poderia salvar inúmeras vidas.

Nos casos em que o HIV não tenha evoluído para um estado em que a AIDS seja incontrolável, em alguns pacientes verificou-se a intensificação da reação imunológica das células mediadoras que o Neem pode ajudar a produzir. No entanto, uma vez contraída, a AIDS pode ser tratada com a ingestão de extratos de folhas do Neem, de toda a folha, ou pela ingestão do chá do Neem.

Muitas das complicações associadas à AIDS podem também ser tratadas com folhas, casca e cremes do Neem. Lesões de pele ou sensações de queimaduras tem sido tratadas com sucesso com folhas do Neem, misturadas na água do banho e com loções contendo o óleo do Neem.

O NEEM E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

O Neem, e em especial a sua casca, é conhecido por seus componentes polysaccharide immunomodulatory. Estes componentes parecem aumentar a produção de anticorpos. Outros componentes no Neem intensificam o sistema imunológico através da reação imunológica das células mediadoras, que são a primeira forma de defesa do organismo. Somente quando este sistema de defesa parece incapaz de deter um processo infeccioso, é que o sistema imunológico como um todo entra em ação.

O óleo do Neem age como um estimulante imunológico não específico que ativa a reação imunológica das células mediadoras. Isto, aliás, cria uma significativa reação a quaisquer desafios futuros pelos organismos infecciosos. Quando o Neem foi injetado na pele, houve um aumento significativo nos glóbulos brancos (leucócitos) e o perioneal macrophages (fagócitos) mostraram intensa atividade patológica e manifestação dos antígenos MHC class II. A produção do interferon gama também foi induzida pela injeção. As células do Baço apresentam uma reação mais alta do lymphocyte a infecçÕes, mas não aumentaram a reação aos anticorpos .

Extratos de folhas do Neem na água solúvel, quando administradas oralmente, produziram um aumento na quantidade de limphomatics, em que se contam células vermelhas e brancas tanto quanto os linfócitos. Em estudos sobre os efeitos do Neem no controle da natalidade, o fator principal neste efeito parece ser o aumento na reação imunológica, em que o Neem foi tido como a causa de o corpo rejeitar o feto como um corpo estranho.

Aumentando a reação imunológica celular, a maioria dos patógenos podem ser eliminados antes de causarem a sensação de mal estar associada a doença. Este mecanismo também poderia ajudar em doenças que envolvem o sistema imunológico, como a AIDS. Ingerindo pequenas quantidades do pó da folha ou da casca do Neem dia sim dia não, ou bebendo um chá suave do Neem aumentará a produção de anticorpos e a reação imunológica de células mediadoras, ajudando a previnir infecções.

ARRITMIA CARDÍACA (ACELERAÇÃO DOS BATIMENTOS CARDÍACOS)

Extratos de folha do Neem apresentaram uma ação contrária à arritmia, voltando ao normal, dentro de oito minutos de sua administração, no caso de arritmia induzida artificialmente. Extratos do Neem podem também diminuir, excepcionalmente, altos batimentos cardíacos.

O NEEM E A ARTRITE

A artrite é um termo genérico, abrangendo muitos tipos de doenças. As doenças podem constituir-se em: desordem no sistema imunológico, infecções, desgaste nas articulações, ou simplesmente inflamação. Geralmente desconsidera-se a origem da doença e trata-se somente a inflamação associada com a dor.


O Neem pode ajudar no tratamento da artrite de muitas maneiras. Suas propriedades antibacterianas podem ajudar a exterminar as causas da infecção, enquanto que suas propriedades capazes de reduzir a inflamação e de cortar a dor podem aliviar os sintomas. O Neem pode ajudar a criar um equilíbrio no sistema imunológico, que afeta diretamente o progresso da doença.

Numerosos estudos demonstram o benefício que o Neem possui no tratamento da artrite.


Um estudo sugeriu que componentes fenólicos contendo catecol podem produzir os comprovados efeitos antiinflamatórios. Outro estudo descobriu o quercitol, um conhecido antibacteriano, nas folhas do Neem. Outros concluíram que os polizacarídeos encontrados no


Neem reduzem a inflamação e o inchaço associados à artrite. Diferentes partes da árvore e vários extratos dessas partes foram testados. Componentes, como o “ninbibin”, extraído das sementes com álcool mostraram uma eficácia significativa no combate à artrite, tanto quanto o extrato do metanol da folha e da casca. A razão pela qual esses componentes funcionam é devido a vários fatores.


Vários componentes da folha do Neem mostraram ser inibidores mais potentes da prostaglandina do que a aspirina. Os “limonoides” e o catecol existentes na folha do Neem podem promover efeitos benéficos adicionais. Outras possíveis explicações, apontam para uma inibição da libertação de mediadores de inflamação aguda.


Um efeito anti-histamínico do “ninbidim” (basicamente sua atividade que combate a úlcera gástrica,) foi registrada. Uma modificação da reação imunológica parece reduzir a produção de agentes químicos produtores da inflamação.Em qualquer um dos casos, a longa história de usar extratos das folhas, casca e sementes do Neem para aliviar a inflamação das juntas está sendo detectada por recentes investigações científicas.

O NEEM E O CÂNCER

A árvore do Neem tem sido usada com sucesso a centenas de anos por herbanários no sudeste da Ásia para reduzir tumores.

Pesquisadores na Índia, Europa e Japão descobriram recentemente que polisacarídeos e “limonóides” encontrados nas casca, folhas e óleo das sementes do Neem reduziram tumores de câncer e mostraram eficácia contra a leucemia linfática.


Em várias patentes expedidas no Japão, extratos da casca do Neem em água quente mostraram uma excelente eficácia contra vários tipos de tumores. Vários tipos de extratos foram iguais ou até melhores do que o agente padrão que combate os tumores sólidos.

Quando os testes foram feitos usando um extrato mais puro da casca do Neem, os resultados foram ainda mais impressionantes contra tumores sólidos. Mas os extratos ainda estavam muito brutos comparados com os componentes ativos extremamente purificados usados no tratamento de tumores.


Em estudos posteriores espera-se que, usando componentes ativos do Neem realmente purificados, possam ser produzidos resultados pelo menos iguais aos do controle contra o câncer.

Outro pesquisador usou extrato das folhas do Neem para previnir a aderência de células cancerosas a outras células no organismo. Sem a capacidade de se juntar a outras células, o câncer não pode se espalhar pelo corpo e é mais facilmente destruído pelo próprio sistema imunológico do organismo, ou por outros tratamentos.

No geral, o Neem é conhecido por sua capacidade de afetar o câncer. Injeções de extratos do neem em tumores mostraram uma redução espantosa no tamanho destes tumores em apenas algumas semanas. Câncer de pele pode responder muito bem ao tratamento com o Neem.


Alguns registros feitos por pacientes afirmam que o câncer de pele desapareceu, depois de vários meses de aplicações diárias de cremes baseados no Neem.

NEEM E O COLESTEROL

Estudos recentes tem mostrado que extratos da folha do Neem reduzem significativamente os níveis de colesterol. Extratos alcoólicos da folha do Neem reduziram o soro do colesterol em aproximadamente 30%, iniciando essa redução 2 horas após a administração e mantendo o nível baixo por mais 4 horas até o final do teste.

O NEEM E A DIABETE

A diabete é uma disfunção crônica metabólica que se desenvolve quando o pâncreas não consegue mais produzir insulina suficiente. Os níveis de açúcar no sangue rapidamente se elevam, já que o organismo se torna incapaz de consumir a energia contida no açúcar, levando à fraqueza e, eventualmente, à inconsciência.


A diabete é a causa principal da cegueira em pessoas entre 25 e 74 anos. Ela também danifica os nervos, rins, os vasos sanguíneos e pode resultar na amputação de membros.

A folha do Neem é uma erva tradicional no tratamento da diabete e ficou provada cientificamente a sua eficácia no tratamento e prevenção desta doença.


Doses orais de extratos do Neem reduziram significativamente a necessidade de insulina para aqueles pacientes diabéticos não dependentes de insulina. O óleo do Neem também provou ser eficaz e foi capaz de inibir o aumento de açúcar no sangue em 45% nos testes feitos em animais. Cápsulas contendo Neem e outras ervas estão disponíveis em muitos países para o tratamento da diabete.


Em testes para verificar a eficácia do medicamento (Karnim), descobriu-se que o açúcar no sangue diminuiu em mais de 50% em 20 semanas de tratamento, mantendo-se estável daí em diante.

Extratos da folha do Neem demonstraram reduzir a exigência de insulina da diabete sem efeito aparente nos níveis da glicose sanguínea. Diferentes estudos demonstraram redução na exigência de insulina entre 20% e 50% para aqueles que tomam 5 gramas de folgas secas do Neem em cápsulas. Existem até mesmo relatos anedóticos de diabéticos mascando uma única folha do neem diariamente que conseguiram eliminar completamente as injeções de insulina.
Baseados em muitos estudos dos efeitos do Neem nas exigências da insulina, o governo indiano aprovou a venda de tabletes do Neem para diabéticos em companhias farmacêuticas. (alguns desse preparados são nada menos que folhas do Neem em pó).

O NEEM E AS DOENÇAS CARDÍACAS

Pressão alta, coágulo no sangue, colesterol alto e arritmia cardíaca são as principais causas de ataques do coração. Extratos de folhas do Neem têm mostrado que reduzem coágulos sanguíneos, diminuem a pressão sanguínea e o colesterol, reduzem as batidas cardíacas e inibem irregularidades no ritmo do coração.


Existem também relatórios em que algumas combinações do Neem podem produzir efeitos similares a sedativos brandos, reduzindo a ansiedade e outros estados emocionais e físicos que podem precipitar ataques cardíacos.


Este pode ser o resultado de um efeito calmante similar ao observado com outros chás de ervas ou uma consequëncia psicológica derivada de efeitos fisiológicos advindos da dilatação de vasos sanguíneos e a redução da pressão arterial.

O NEEM E ECZEMAS

O amplo alcance dos efeitos benéficos que o Neem possui sobre a pele faz dele um dos melhores tratamentos contra eczemas (dermatite). Embora o óleo do Neem seja preferido tendo em vista as concentrações de componentes ativos, aplicações locais de até mesmo os mais fracos extratos da folha do Neem tem curado eczemas agudos.


O NEEM E A PRESSÃO ALTA (HIPERTENSÃO)

As propriedades anti-histamínicas do “Nimbidin” em extratos de folhas do Neem causam a dilatação dos vasos sanguíneos. Extratos alcoólicos da folha do Neem (intravenoso) produziram uma imediata e significativa redução na pressão sanguínea, que durou várias horas. Outro extrato da solha do Neem, “sodium nimbidinate”, administrado em pessoas com acúmulo de insuficiência cardíaca, agiu com sucesso como um diurético.

O NEEM E O REUMATISMO

Os componentes ativos contidos nas folhas do Neem possuem um excelente atividade anti-inflamatória, comparados até mesmo a conhecidas drogas modernas como a cortisona e o fenil “butazone”.


Estes componentes aliviam a dor quando atuam no mecanismo “prostaglandin” e reduzem, significativamente, edemas agudos.

0 comentários: